terça-feira, 27 de março de 2012

A Guerra do Paraguai

A Guerra do Paraguai foi um conflito militar que ocorreu na América do Sul, entre os anos de 1864 e 1870. Nesta guerra o Paraguai lutou conta a Tríplice Aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai.
 


Causa principal:

 Pretensões de Francisco Solano Lopes de conquistar terras na região da Bacia do Prata. O objetivo do Paraguai era obter uma saída para o Oceano Atlântico. O Paraguai disputa do Chaco com a Argentina a livre navegação do rio Paraguai e reivindicação do território entre os rios Branco e Apa pelo Brasil. O Brasil defendia a livre navegação na bacia platina.

Início e desenvolvimento do conflito:

- A guerra teve início em novembro de 1864, quando o navio brasileiro Marquês de Olinda, foi aprisionado pelos paraguaios no rio Paraguai.

- Em dezembro de 1864, o Paraguai invadiu o Mato Grosso, aproveitando a fraca defesa brasileira naquela província. Conquistou-a sem dificuldades, o que o motivou a continuar com a expenção do Paraguai pelos territórios brasileiros.

- O próximo foco de Solano Lopes era o Rio Grande do Sul, sendo que para chegar lá o mesmo teria que passar pela Argentina e logo no começo de 1865, as tropas paraguaias invadiram Corrientes (Argentina) e então em seguida o Rio Grande do Sul. Decididos a não mais serem ameaçados e dominados pelo ditador Solano Lopes, Argentina, Brasil e Uruguai uniram suas forças em 1° de maio de 1865 através de acordo conhecido como a Tríplice Aliança. A partir daí, os três paises lutaram juntos para deterem o Paraguai. No entanto Paraguai havia um número bem maior de homens - 77 mil combatentes - Enquanto a Triplice Aliança tinha apenas 27 mil combatentes (6 mil argentinos, 3 mil uruguaios e 18 mil brasileiros).

- Em 11 de junho de 1865 ocorreu um dos principais enfrentamentos da guerra, a Batalha de Riachuelo. (Almirante Barroso) A vitória brasileira neste enfrentamento naval foi determinante para a derrota do Paraguai.

 A BATALHA DE RIACHUELO - A maior batalha naval da America do Sul

- Setembro de 65 – rendição de Uruguaiana .

- Em abril de 1866 ocorreu a invasão do Paraguai.

- Comandante- em- chefe: Bartolomeu Mitre; no Brasil General Luís Osório; no Uruguai Venâncio Flores. - Força naval do Brasil: Almirante Tamandaré.

- Plano dos aliados: fortaleza de Humaitá. - Maio de 66 – batalha de Tuiuti.
                                                               Batalha do Tuiuti:

- Setembro de 66 – derrota em Curupaiti. - Julho de 68 – vitória em Humaitá.

- Dezembrada: Itororó, Avaí, Lomas Valentinas, rendição de Angostura.

- Em 1869, sob a liderança de Duque de Caxias, os militares brasileiros chegam a Assunção.

- A guerra terminou em 1870 com a morte de Francisco Solano Lopes em Cerro Cora - comando do Conde d’Eu.

Recrutamento militar:

O Brasil tinha um exército mal organizado e pouco numeroso, tentou mobilizar a Guarda nacional e fez recrutamento forçado e voluntário.Impopularidade da guerra: gastos, escassez de mão de obra na agricultura, desvalorização da moeda, resistência em órgão da imprensa como Jornal do Comércio e Opinião Liberal. Liberdade aos escravos que fossem voluntários; tornaram-se alvo de discriminação por comporem o quadro do Exército.

Dificuldades:

- Falta de preparo, terreno pantanoso, inexistência de mapas, falta de equipamento militar e higiene.

Saldo e Conseqüências da Guerra:

- Nesta guerra morreram cerca de 300 mil pessoas (civis e militares);

- A indústria paraguaia foi destruída e a economia ficou totalmente comprometida;

- O prejuízo financeiro para o Brasil, com os gastos de guerra, foi extremamente elevado e acabou por prejudicar a economia brasileira.

- A Inglaterra, que apoiou a Tríplice Aliança, aumentou sua influência na região.

- Morte em decorrência de combates, fome, esgotamento físico e doenças.

- Paraguai – metade de sua população morreu, não foi alcançado o livre acesso ao mar, foi o grande derrotado, perdeu os territórios em litígio, devastou a economia, desequilíbrio demográfico.
- Uruguai – 3 mil mortos, os conflitos internos permaneceram
- Argentina - 18 mil mortos, benefício para os pecuaristas, os portenhos e o governo com impostos.
- Brasil – 50 mil combatentes, existência de um inimigo externo fortaleceu a unidade nacional, custos de 614 mil contos de réis, (em um ano era de 57 mil). Em 1940 foi perdoada a dívida. A guerra abalou os fundamentos do império, fortaleceu o Exército. O Exército brasileiro ficou mais forte e começou a simpatizar com a causa republicana e a manifestar-se contra a escravidão.

Um comentário:

  1. Após algumas pesquisas feitas acerca do tema, pude perceber que existem duas versões desta guerra. Uns a chamam de Guerra do Paraguai, outras Guerra do Brasil. No próximo post abordarei a Guerra do Brasil.

    ResponderExcluir